Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Defesa participa de abertura de curso entre ESG e ILB

Notícias

Ministro da Defesa participa de abertura de curso entre ESG e ILB

Fruto de parceria entre o Ministério da Defesa (MD) e o Senado, iniciou-se, nesta manhã, o curso de extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”. Por intermédio da Escola Superior de Guerra (ESG) e do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a aula magna do curso foi realizada por videoconferência e contou com a participação do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do senador Fernando Collor de Mello (PROS-AL).

O Ministro destacou a importância do curso para a conscientização dos participantes, nos assuntos atinentes à Defesa Nacional e a relevância dos documentos que compõem a Base Legal de Defesa: Livro Branco de Defesa Nacional, Política e Estratégia Nacional de Defesa.

Em sua aula magna, o senador Collor tratou separadamente dois pilares: Defesa Nacional e suas relações com o Legislativo. "É importante e oportuno buscar, por um lado, o aprofundamento da percepção dos servidores civis do Congresso sobre a natureza e a dinâmica das Forças Armadas e, por outro, um maior entendimento dos militares sobre a estrutura e o funcionamento interno do Parlamento. Parece especialmente auspicioso o estudo da inter-relação entre estas duas instâncias: Defesa Nacional e Poder Legislativo", ressalta.

O comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, explicou que esse curso é iniciativa inédita em prol da Segurança Nacional e contribuirá para estreitar os laços de cooperação e fortalecer as instituições. “Todos terão a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre a Defesa Nacional, que não é assunto exclusivamente militar, devendo ser objeto de estudo e debate nos mais diversos ambientes e setores da sociedade civil e do mundo político”, destaca.

Já o diretor-executivo do ILB, doutor Márcio Coimbra, falou da parceria entre as instituições. “Sabemos da importância e do valor das Forças Armadas para a sustentação da nossa República e democracia. Para nós, é uma honra atuar de forma complementar, para aperfeiçoar estudos que possam desenvolver e fortalecer o Brasil”, salienta.

Também participaram do evento o General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, Comandante do Campus Brasília da ESG; o General de Brigada Carlos Maurício Barroso Sarmento, chefe da Assessoria Parlamentar do MD; o professor Floriano Filho, coordenador de Educação Superior do ILB; e chefes das Assessorias Parlamentares das Forças Singulares.

Curso de Extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”
O objetivo geral do curso é compreender os conceitos da Defesa Nacional, analisando o papel do MD e das Forças Armadas, seus projetos e Programas Estratégicos, e a Base Industrial de Defesa. Visa subsidiar assessores parlamentares quanto aos projetos do Poder Legislativo no tocante às temáticas mencionadas.

Com informações do Ministério da Defesa

registrado em: