Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O Ciclo de Vida do Produto de Defesa é tema do Ciclo de Atualização do CGERD

Notícias

O Ciclo de Vida do Produto de Defesa é tema do Ciclo de Atualização do CGERD

“Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos de Defesa”, este foi o tema da penúltima palestra do Ciclo de Atualização do Curso de Gestão de Recursos de Defesa, realizado no dia 22 de outubro, em que o Diretor de Material do Exército Brasileiro, General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, compartilhou sua experiência e seu conhecimento sobre o assunto.

Abordando cada fase do ciclo de vida, desde o planejamento para a aquisição até o descarte dos materiais, o Diretor comentou sobre a dificuldade de encontrar soluções para aquisições ou manutenção com empresas nacionais e sobre o desafio de haver equilíbrio entre fomentar a base industrial de defesa e comprar materiais, com preços menores, de empresas estrangeiras.

O General Ribeiro destacou a importância do diálogo entre as Forças Armadas e instituições civis: “No século XXI o quartel não são mais só soldados, temos universidades e empresários juntos”; e reforçou a oportunidade de trabalhar com esse segmento. “O mercado de Defesa é um mercado de 1,5 trilhões de reais, as Forças Armadas são uma ótima oportunidade de entrar nesse mercado”.

Por fim, o Diretor explicou o “efeito iceberg” que acontece no Clico de Vida de um produto, em que se acredita que a maior parte desse processo acaba com a aquisição do produto, mas que não corresponde à realidade. “Apenas 15% a 30% do ciclo está na aquisição. 70% a 85% está no que muitos não veem, na operação, manutenção, treinamento e recursos de TI”, concluiu.

O CGERD é uma parceria entre a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). São nove encontros com palestrantes que trazem a discussão de temas relacionados à Defesa e à indústria nacional.

registrado em: