Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PECESG tem Caminhada Cultural e conferência sobre ética

Notícias

PECESG tem Caminhada Cultural e conferência sobre ética

O Programa de Extensão Cultural da Escola Superior de Guerra (PECESG) contou com uma programação especial nesta semana. No dia 10 de setembro, ocorreu a Caminhada Cultural, enquanto no dia 11 o antigo Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, proferiu uma conferência aos participantes do programa.

A Caminhada Cultural reuniu os integrantes do PECESG para uma subida até o Forte São José, localizado na Fortaleza de São João e vizinho da ESG. O sítio histórico é o local da fundação da cidade do Rio de Janeiro por Estácio de Sá em 1565. No Forte, além das casamatas é possível visitar o Museu Histórico, onde é abordada a história da época da colonização. Localizado estrategicamente na entrada da Baía de Guanabara, o Forte desempenhou importante papel na defesa do território em tentativas de invasões. A visita foi guiada pelo Sargento Emílio, do Centro de Capacitação Física do Exército.

 Já no dia 11 o General de Exército Schons tratou sobre o tema “Ética, modernidade e a vida em sociedade”. Para falar sobre o assunto, ele explicou quatro correntes filosóficas ocidentais: a ética da virtude, a ética cristã, a ética do dever e a ética utilitarista. Após abordar os detalhes de cada uma, o General resumiu: “Hoje temos uma corrente descendente dessas quatro, a chamada ética do caráter, associada a nossos princípios. Temos sempre a busca de fazer sentido com o que acontece à nossa volta”.

registrado em: