Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Extensão Cultural da ESG conclui sua primeira edição

Notícias

Programa de Extensão Cultural da ESG conclui sua primeira edição

A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, no dia 21/11, a solenidade de encerramento do Programa de Extensão Cultural da ESG (PECESG). Esta foi a primeira edição do programa, reformulado a partir de outra iniciativa de integração para atender um público mais amplo.

A turma “Amazônia Verde” escolheu Duque de Caxias como patrono. Em seu discurso, a oradora Catharina Oliveira da Cruz Gomes Saavedra revisitou a trajetória percorrida pelos estagiários e ressaltou a importância de todos os aprendizados acumulados: “Agora, cada um de nós verá um novo mundo se descortinar à sua frente”.

A cerimônia contou com a presença do Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, que, durante o encerramento, destacou a oportunidade que o PECESG representa para os civis entenderem melhor a vida na caserna e os militares estarem mais em contato com representantes da sociedade local. “As Forças Armadas são parte indissolúvel da comunidade brasileira”, afirmou, salientando a importância dessa integração. O Comandante anunciou também a criação do programa Alumni ESG, que reunirá ex-estagiários dos diversos cursos e programas da Escola. Junto da estagiária Elizabeth Zuccheti Schons, o Comandante descerrou a placa comemorativa da turma “Amazônia Verde”.

Os 248 estagiários que participaram do programa tiveram a oportunidade de ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre diferentes temas da atualidade – como ética, política internacional, segurança pública e economia – e se engajar em atividades culturais ao longo dos cinco meses de programação. Com o sucesso conquistado, a iniciativa já prevê uma segunda edição em 2019.

Prestigiaram o evento, o General de Divisão Richard Fernandez Nunes, Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, o subcomandante Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, o Assistente da Aeronáutica na ESG, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan, o Assistente Militar do Exército na ESG, General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes, e demais oficiais generais convidados.

registrado em: