Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa tem primeira defesa de dissertação

Notícias

Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa tem primeira defesa de dissertação

A primeira turma a ingressar no Mestrado em Segurança Internacional e Defesa do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra (ESG) começa a realizar as defesas das dissertações

Com a adoção de atividades de ensino remotas na ESG, a primeira defesa de dissertação foi realizada por videoconferência, no dia 26 de agosto.

A primeira dissertação aprovada no Mestrado em Segurança Internacional e Defesa propõe o estudo sobre a transição de modelo para a exploração das telecomunicações no Brasil, ocorrida na década de 60. A  pesquisa intitulada “Participação do Brasil nas primeiras experiências mundiais para as comunicações através de satélites e na organização Intelsat – causas e consequências” foi desenvolvida por João Carlos Pinheiro da Fonseca, e orientada pelo Prof. Dr. Luis Manuel Rebelo Fernandes. Participaram da banca examinadora os professores doutores Antonio Ruy de Almeida Silva, Paulo Gilberto Fagundes Visentini e Francisco Carlos Teixeira da Silva.

A próxima defesa será da dissertação intitulada “Aquisição e desenvolvimento de tecnologias, produtos ou sistemas de defesa: instrumento para capacitação operacional de combate e industrial e tecnológica específicas para defesa”, da mestranda Emilia Teixeira de Paula Machado e acontecerá no dia 10 de setembro, também por via videoconferência.