Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solenidade alusiva ao Dia do Marinheiro

Notícias

Solenidade alusiva ao Dia do Marinheiro

No dia 12/12, o Subcomandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, presidiu a solenidade comemorativa ao Dia do Marinheiro, data celebrada anualmente em 13/12.

Na ocasião, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que relembrou o Patrono da Marinha e Herói da Pátria Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. “Falo dos heróis: seres humanos que nos inspiram, nos encorajam e fazem com que nos entreguemos de corpo e alma a uma nobre causa, tornando-se protagonistas indispensáveis na formação de uma nação.” “Heróis formaram a Nação e devemos ouvi-los em qualquer tempo.”

Já a Mensagem do Presidente da República Federativa do Brasil, Senhor Michel Temer, destaca a honradez e patriotismo dos cerca de 80 mil civis e militares da Força. “Neste último Dia do Marinheiro como Presidente da República, faço questão de deixar constância de minha admiração pessoal pelos homens e mulheres da Marinha.”

Durante o evento foi promovida à graduação de Suboficial Claudia Varella da Fonseca e, foram condecorados com a Medalha Militar, o Suboficial Josiel Gomes Rodrigues e o Suboficial Fuzileiro Naval Francisco José Correa Borba.

Em suas palavras, o Almirante Primo, Oficial da Marinha mais antigo da Escola, relembrou a data (13/12) a qual marca o natalício do ilustre Almirante Tamandaré, que obteve o reconhecimento na história como um brasileiro e marinheiro exemplar.

registrado em: