Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solenidade de encerramento do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

Notícias

Solenidade de encerramento do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

No dia 19 de agosto, após a palestra do Ministro de Estado da Defesa Fernando Azevedo e Silva, ocorreu a solenidade de encerramento do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, realizado pela Escola Superior de Guerra (ESG) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Pela ESG, participaram da cerimônia o Comandante da Escola, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, o Subcomandante da Escola e Diretor do Ciclo de Estudos, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, e o Diretor do Campus Brasília da ESG, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite.

Na sede da FIESC, em Florianópolis, estavam presentes o senhor Cesar Augusto Olsen, Presidente do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC, representando o senhor Mário Cezar de Aguiar, Presidente da FIESC, o General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Coordenador do Escritório Sul do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação e o senhor José Eduardo Fiates, Diretor de Inovação e Competitividade da Federação das Insústrias do Estado de Santa Catarina.

O General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho foi o orador da turma do III Ciclo e destacou o esforço realizado para aproximar a base industrial do estado de Santa Catarina com a Defesa. “O CEED permite diminuir a distância entre esses dois pontos. A defesa é uma alavancadora da economia de qualquer país”, afirmou.

No campus Brasília da ESG, o Capitão de Mar e Guerra Luiz Antônio Vidal Lisa representou os demais estagiários participantes do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa ao receber simbolicamente das mãos do Comandante da ESG o certificado e o distintivo pela conclusão do Ciclo.

Por ocasião da solenidade de encerramento também ocorreu o descerramento da placa alusiva, contendo os nomes dos estagiários concludentes, pela senhora Luciane Gabilotti, Executiva do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC, e pela senhora Vanessa Batista, Assessora de Relações Institucionais e de Gestão da FIESC, na sede da Federação.

Ao fazer uso da palavra, o senhor Cesar Augusto Olsen, Presidente do COMDEFESA FIESC, ressaltou a importância do entendimento das necessidades militares pela indústria. “O COMDEFESA tem demonstrado que não existe defesa nacional sem a participação da indústria local”, concluiu.

Por sua vez, o Almirante de Esquadra Borges, Comandante da ESG, ao encerrar o Ciclo, destacou que a relevante parceria entre a Escola e a FIESC atingiu todos os objetivos propostos. “É de suma importância termos a indústria de um estado que contribui significativamente para o PIB industrial do país como parceira, para participarmos e contribuirmos para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa”, afirmou. 

O III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa foi realiazado durante oito semanas, com uma programação 100% on-line que tratou aspectos da Defesa, Infraestrutura, Desenvolvimento e perspectivas para o cenário pós-pandemia. Além de integrantes da FIESC e da ESG, o Ciclo também teve a participação das Federações das Indústrias dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e Minas Gerais.

registrado em: