Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solenidades de Encerramento e Diplomação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

Notícias

Solenidades de Encerramento e Diplomação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

Nos dias 29 e 30/11 o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (CAEPE/ESG) realizou respectivamente as solenidades de encerramento e de formatura da turma “Ética e Democracia”.

O primeiro evento contou com a presença do Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, acompanhado do subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, e do Assistente Militar da Aeronáutica na ESG e Diretor do CAEPE, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan. Na ocasião, foi realizada a entrega dos Distintivos do Curso e o Coronel Armando Pomar Galdos agradeceu em nome dos formandos das Nações Amigas, entregando uma lembrança à Escola. Já o Capitão de Mar-e-Guerra Fuzileiro Naval Cláudio Leite proferiu palavras acerca do patrono da turma, Almirante Benjamin Sodré, e, junto ao Comandante da ESG, descerrou o quadro do Patrono. Os formandos ainda homenagearam a Direção da Escola e do Curso, bem como a equipe de apoio ao Curso. Ao término, foi descerrada a placa da turma “Ética e Democracia”.

A Cerimônia de Formatura, realizada no dia seguinte, também no Auditório da ESG, foi presidida pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e após as palavras dos oradores, Capitão de Mar-e-Guerra Levi Alves da Silva e a Coronel Médica Carla Lyrio Martins, que relembraram o processo evolutivo do grupo desde seu início, em fevereiro de 2018; foram entregues os certificados de conclusão do curso pelos padrinhos e madrinhas de cada formando.

Após a entrega, em suas palavras o General Schons ressaltou sobre o CAEPE 2018: “a turma chegou sob a égide de uma mudança de paradigma, o ano da retomada de consciência do povo brasileiro”. E completou:

“parabenizo-os pelo que fizeram, fazem e farão pelo país, na eterna busca do bem comum e do interesse nacional.”.

O Comandante da Marinha encerrou a solenidade destacando a contribuição da Escola para o pensamento estratégico de defesa, desejou boa sorte nas novas jornadas por quais percorrerão os formandos, e que espera ver os reflexos dos conhecimentos adquiridos na administração pública.

A cerimônia ainda contou com a presença do Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, Diretor-Geral de Pessoal da Marinha, do Almirante de Esquadra Alípio Jorge, Comandante em Chefe de Esquadra, e demais autoridades civis e militares.

registrado em: