Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

Os Grupos de Pesquisa (Gp Psq) constituem a base da produção científica da Escola, sendo constituídos pelo seu corpo docente e discente, além de pesquisadores, alunos e convidados de outras Instituições de Ensino Superior e demais organizações.

O Plano Anual de Estudos e Pesquisa normatiza o funcionamento dos Gp Psq no âmbito da ESG.

 

 

Informações Grupos de Pesquisa/ Estudo Aprovados no PAEP 2020

 

Aplicações da Pesquisa Operacional em Segurança, Defesa e Desenvolvimento Nacional

Tem por objetivo prosseguir com as pesquisas  sobre aplicações de modelos de Pesquisa Operacional (PO), em problemas de apoio à decisão relacionados à Segurança, Defesa e Desenvolvimento Nacional, que abrangem as temáticas de interesse da Escola Superior de Guerra (ESG). Esse contexto enquadra uma série de problemas nas áreas de segurança pública, de logística de defesa, de logística humanitária, de gestão de ciclo de vida e de riscos em sistemas de defesa, de eficiência energética em sistemas de defesa e de temas relacionados à defesa nuclear, química, biológica e radiológica (NQBR). Entre os principais métodos que têm sido explorados no projeto destacam-se a Composição Probabilística de Preferências (CPP), o Processo de Análise Hierárquica (AHP), a Técnica de Ordenação de Preferências por Similaridade com Solução Ideal (TOPSIS), a Análise Envoltória de Dados (DEA), a Análise de Redes e Sistemas de Inferência Fuzzy.

Líder: Prof. Dr. Luiz Octávio Gavião

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6602808435828190

 

 

Estudos de Guerra (GPEG)

Estuda o fenômeno da guerra em suas múltiplas dimensões, históricas, contemporâneas e suas tendências relacionadas ao futuro.

O GPEG estrutura-se em torno de três linhas de pesquisa: Guerras brasílicas e Doutrina Militar Brasileira; Guerras Contemporâneas e Guerras do Futuro; e Epistemologia da Guerra.

Líder: Prof. Dr. Ronaldo Gomes Carmona

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3395370000710275

 

 

Laboratório de Estudos Políticos de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP)

O LEPDESP é fruto de uma parceria entre o Instituo de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e a Escola Superior de Guerra (ESG) materializada em Acordo de Cooperação Acadêmica. Trata-se de um grupo multidisciplinar que tem como objetivo contribuir para a formação, pesquisa e elaboração de políticas públicas. É composto por professores, alunos, profissionais de diferentes especialidades, membros das Forças Armadas e policiais. Configura-se como uma ponte entre o conhecimento produzido no âmbito acadêmico e a experiência prática das atividades de Defesa e Segurança Pública, que, no contexto de suas pesquisas, promove eventos, debates, ministra cursos e elabora publicações.

Líder: Cel R1 Ricardo Rodrigues Freire

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5538698320021282

 

 

Laboratório de Estudos Políticos de Defesa e Segurança Pública (LABSDEF)

O objetivo do laboratório é, especialmente, motivar, divulgar, concentrar, possibilitar contatos entre pesquisadores e estímulo à criatividade e à pesquisa científica.

Por sua natureza, abrangência e poder de articulação e integração, o LABSDEF além de atender às necessidades das pesquisas sobre sociedade e defesa, tem como finalidade o apoio às pesquisas desenvolvidas na ESG, pelo seu corpo docente e discente, assim como estimular à construção de uma mentalidade de pesquisa.

Líder: Prof. Dr. Jorge Calvário dos Santos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6615578575315204

 

 

Laboratório de Estudos Críticos de Segurança (LABECS)

 O objetivo deste laboratório não é estudar políticas de segurança ou monitorar ameaças à segurança per se, e sim criar um grupo de reflexão sobre segurança como uma categoria de organização do pensamento sobre Relações Internacionais que possui um impacto real na política mundial. O LABECS possui três linhas de pesquisa.

1) Direitos Humanos, Segurança Humana e Biopolítica

2) Identidades, Alteridades e Gênero

3) Narrativas e Discursos de Securitização

O Laboratório é responsável pelo desenvolvimento  dos seguintes projetos:

Os Novos Populismos Contemporâneos como Fenômeno Global - Implicações para Política Externa e de Segurança Internacional

A Política da Outricidade - O Nexo Identidade/Alteridade em Relações Internacionais.

Líder: Profª Drª Erica Simone Almeida Resende

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9432065525541054

 

 

Laboratório de Pesquisa em Segurança Internacional, Paz e Desenvolvimento

O Laboratório tem como foco a segurança internacional e o desenvolvimento nacional para ações humanitárias como uma perspectiva abrangente de segurança internacional que envolve tanto ações humanitárias e as decisões políticas que as possibilitam, assim como políticas para o desenvolvimento que vinculam nacionais e estrangeiros que adentram o Brasil em busca de refúgio ou de qualidade de vida. Esta pesquisa se volta também para análise de contextos internacionais que impelem grupos migratórios e deslocados forçados para fronteiras nacionais, quanto o contexto social de recepção e atuação tanto das forças armadas, quanto instituições internacionais de ajuda humanitária que contribuem para o restabelecimento da paz.

O Laboratório possui duas linhas de pesquisa: Segurança Internacional e Desenvolvimento; e Estudos para Paz e Ações Humanitárias/Ética.

 

Líder: Profª Drª Lara Denise Góes da Costa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3663981942253218

 

 

Grupo de Pesquisa Diplomacia de Defesa

O grupo de pesquisa procura estimular a discussão acadêmica sobre a temática de Diplomacia de Defesa, enfatizando tanto uma discussão de aspecto conceitual, quanto uma discussão voltada para as particularidades das práticas de Diplomacia de Defesa no Sul Global.

O interesse no desenvolvimento do projeto surgiu a partir da constatação da importância crescente da temática de Diplomacia de Defesa no período pós-Guerra Fria. No caso brasileiro, nota-se que o aniversário de duas décadas desde a criação do Ministério da Defesa também se constitui como um marco importante para análise e reflexão a respeito do envolvimento dos atores governamentais brasileiros na temática de Diplomacia de Defesa.

Líder: Prof. Dr. Danilo Marcondes de Souza Neto

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3285483434283452

 

 

Grupo de Pesquisa de Geopolítica (GPGEO)

O GPGEO desenvolve estudos geopolíticos que desvelem a posição geopolítica do Brasil na ordem mundial contemporânea, cuja dinâmica vem passando por intensas transformações em consequência de dois grandes momentos de ruptura da estabilidade mundial, quais sejam: a crise financeira de 2008 e a crise do coronavírus de 2019. Tais eventos têm desdobramentos geopolíticos complexos, que trazem no seu âmago a hodierna questão da desglobalização da economia e o debate em torno da desconstrução da pax americana neoliberal e sua substituição pela ordem mundial multipolar.

Líder: CMG (RM1) Guilherme Sandoval Góes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2871461339617415

 

 

Grupo de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa

O grupo tem o objetivo de estimular, desenvolver e difundir pesquisas atinentes à segurança, ao desenvolvimento e à defesa nacionais, sob um enfoque multidisciplinar e aberto ao livre debate, congregando pesquisadores civis e militares.

Linhas de pesquisa: Segurança Internacional e Geopolítica; Cultura, Processos Psicossociais e Defesa; Políticas Públicas e Segurança Nacional; Biossegurança, Monitoramento de Emergências Sanitárias e Defesa Alimentar.

Líder: Prof. Dr. Peterson Ferreira da Silva

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0852366132689311

 

 

Observatório de Segurança e Defesa

O Observatório de Segurança e Defesa pretende estudar e compreender a ambiência da área de Segurança e Defesa, sob a ótica da liderança e da expressão militar e, em especial, quais foram as transformações no campo que refletem a conjugação de fatores sistêmicos, domésticos e de percepções dos tomadores de decisão, dos executores das políticas públicas e dos segmentos da sociedade que tem interação com esse setor. Tendo em conta esse processo de mudanças, que desafia uma visão estática da área, nossa problemática indaga, em primeiro lugar, como esse processo foi construído a partir de duas questões: a) quais foram os condicionantes políticos e históricos internos das mudanças organizacionais e b) como foi estruturado o modelo de gestão pública para o setor de Defesa? Em segundo lugar, o projeto indaga como o conjunto de mudanças nesses dois eixos do setor de Defesa geram desafios que afetam, em perspectiva, o modelo político-organizacional e de gestão pública do setor, aqui materializado pelo Ministério da Defesa Brasileiro e o correspondente nos países da América do Sul. Com esse propósito, se busca, também, entender, através de uma análise comparada, como os países da América do Sul, através de seus documentos de defesa, expressaram essas questões.

Líder: Prof. Dr. Jacintho Maia Neto

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5927345327001433

 

 

Observatório Financeiro das Industrias de Defesa

O Observatório realiza uma análise financeira das principais empresas de Defesa do mundo e também do Brasil. São estudados também casos de empresas que deixaram de existir, sejam por motivos de fusão e aquisição, seja por motivos de falência ou encerramento voluntário das atividades. Além disso, são analisados diversos Exchange Trade Funds (ETF) relacionados à área de Defesa. Por fim, são analisados os Fundo Naval, o Fundo do Exército e o Fundo Aeronáutico como possíveis instrumentos financeiros para alavancar o poder militar.

Líder: Prof. Dr. Sérgio Kostin

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9715414576652583