Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Apresentação

Apresentação

           O Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra (ESG) tem como objetivos a formação acadêmica em nível de pós graduação e o fortalecimento da base cientifica, tecnológica e de inovação relacionada com a  Defesa Nacional e a Segurança Internacional. Adicionalmente, irá contribuir para a concepção do pensamento nacional e regional de defesa, para o assessoramento ao Ministério da Defesa (MD) e demais órgãos responsáveis pela formulação de políticas relacionadas com a Defesa.

       O PPGSID centra-se, sobretudo, no estudo dos conflitos, das tensões políticas globais e das políticas e estratégias relacionadas com o planejamento da Defesa Nacional e abarca, direta ou indiretamente, disciplinas que se relacionam com os estudos geopolíticos e decisões políticas e econômicas na área de Defesa.

              O ano de 2014 marcou o início do processo de formulação do PPGSID, atendendo a necessidade estratégica do Estado de formação de civis em assuntos de defesa, conforme estabelecido pela Estratégia Nacional de Defesa (END), sendo a ESG apontada como um dos principais instrumentos dessa formulação. Em outubro de 2018 o Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa foi  reconhecido e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo previsto o início da primeira turma para o primeiro semestre de 2019.

 

LINHAS DE PESQUISA

 

Linha 1: Geopolítica e Segurança Internacional

A linha de pesquisa em Geopolítica e Segurança Internacional tem como propósito examinar o ordenamento do sistema internacional, compreender os agentes e estruturas que operam nesse ambiente, entender o surgimento e o papel dos atores estatais e não-estatais e a evolução do conceito de segurança. Nesse contexto, essa linha analisará os conflitos internacionais; a cooperação; o surgimento e funcionamento dos organismos, instituições e mecanismos internacionais de segurança e defesa; e as “novas ameaças”. Serão estudados o pensamento geopolítico contemporâneo e brasileiro e suas origens clássicas. Adicionalmente será contemplado como a geopolítica influencia as crises de segurança internacional, nos processos de integração regional, e nas perspectivas de cooperação e conflito internacionais, em particular no entorno estratégico brasileiro: a América do Sul, o Atlântico Sul, os países da costa ocidental da África e a Antártica.

 

Linha 2: Políticas, Estratégias e Planejamento de Defesa

A linha busca atender aos princípios estabelecidos na END que vinculam de maneira inseparável a Defesa e o Desenvolvimento nacional. Nesse sentido, visa realizar estudos comparativos acerca das políticas públicas relacionadas com a Defesa Nacional, planejamento e gestão da inovação em defesa, buscando compreender as suas particularidades e limites, identificando exemplos que favoreçam o desenvolvimento da Defesa Nacional. Dentre os estudos desenvolvidos no âmbito dessa linha, incluem-se estudos sobre as políticas de defesa relacionadas a questões nacionais e internacionais; sobre as capacidades militares diante de contextos geopolíticos específicos; estudos acerca da dinâmica industrial e de inovação na área de Defesa em países em desenvolvimento e países desenvolvidos; e estudos acerca da gestão e planejamento orçamentário, economia de defesa e planejamento por capacidades.