Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Pró-Defesa 2018

Notícias

Programa Pró-Defesa 2018

    O Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) parabeniza o Prof. Dr. Antonio Ruy de Almeida Silva, Prof. Dr. Danilo Marcondes a Profa. Dra. Ariela Leske e a Profa. Dra. Cintiene Sandes, pela aprovação dos projetos das suas equipes no âmbito do “Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional - Pró-Defesa”, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

    Os Professores Drs. Antonio Ruy de Almeida Silva e Danilo Marcondes compõem, pela ESG, a equipe coordenada pela Profa. Dra. Monica Herz (PUC-Rio) e desenvolveram o projeto intitulado “Entorno estratégico brasileiro: o nexo entre formação de região e diplomacia e cooperação em defesa”. A Profa. Ariela Leske compõe, pela ESG, a equipe coordenada pelo Prof. Dr. Marcos Barbieri (UNICAMP) e desenvolveram o projeto intitulado “A economia de defesa no Brasil: gastos militares e suas interfaces com a indústria e inovação”. A Profa. Dra. Cintiene Sandes compõe, pela ESG, a equipe do projeto “Modelagem e aprimoramento da cooperação interagências em benefício da segurança integrada”, coordenado pela Profa. Dra. Sabrina Medeiros (EGN).

    Com a aprovação dos projetos, os professores da ESG receberão apoio para participar de eventos acadêmicos no Brasil e no exterior, organizar seminários acadêmicos, desenvolver publicações sobre as temáticas abordadas nos projetos e fortalecer as parcerias entre as instituições envolvidas. O financiamento do Pró-Defesa também permitirá a alocação de bolsas de pesquisa para os alunos do mestrado acadêmico do PPGSID.

    A aprovação dos projetos no âmbito do Pró-Defesa é muito importante para os professores e para o PPGSID ao indicar o reconhecimento da trajetória dos pesquisadores e a relevância do tema de pesquisa. O desenvolvimento de projetos de pesquisa e a busca por reconhecimento e apoio junto à comunidade científica do país é um dos compromissos dos nossos docentes e, por isso, é fundamental reconhecer seus êxitos. Parabéns a todos os envolvidos.