Você está aqui: Página Inicial > XXI CONFERÊNCIA DOS DIRETORES DE COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS – XXI CDCDIA

Notícias

XXI CONFERÊNCIA DOS DIRETORES DE COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS – XXI CDCDIA

Entre os dias 13 e 15 de outubro do corrente ano, a Escola Superior de Guerra (ESG) participou da 21ª edição da Conferência, a qual congrega, anualmente, os Comandantes e Diretores dos Colégios de Defesa da Comunidade Ibero-Americana. Este ano, excepcionalmente, o evento foi realizado no formato virtual, devido às restrições decorrentes da pandemia do COVID-19.

A Conferência contou com a presença de instituições congêneres à ESG dos seguintes países: Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Peru, Portugal e Uruguai; além do Colégio Interamericano de Defesa como convidado.

O evento transcorreu com a apresentação de três temas distintos, sob a ótica de cada Colégio: "As migrações massivas e seus impactos sobre a Defesa Nacional"; "A Cibersegurança, a Inteligência Artificial e as novas tecnologias no âmbito da Defesa"; e "A Educação Militar".

A ESG optou por abordar as migrações e teve como expositor o Contra-Almirante Guilherme Mattos de Abreu, Diretor do Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias. A exposição da Escola teve início com as palavras introdutórias do Comandante, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e o desenvolvimento do assunto se baseou nas possibilidades de uso das migrações massivas coercitivas com objetivos políticos, militares ou econômicos por determinado ator estatal contra seu oponente. A exposição também teceu comentários sobre a Operação Acolhida, conduzida pelas Forças Armadas brasileiras, em um contexto interagencial, para assistir ao grande número de refugiados e imigrantes venezuelanos que têm cruzado a fronteira com o Estado de Roraima.

Na última jornada da Conferência foi realizado o lançamento do livro “Liderança Militar”, organizado pelo Instituto da Defesa Nacional de Portugal, contendo contributos de diferentes países, aí incluso um capítulo de autoria de integrantes desta Escola, os Capitães de Mar e Guerra José Cimar Rodrigues Pinto (PhDe Hércules Guimarães Honorato (MSc), intitulado “Alicerces da Liderança Política e Estratégica Militar”.

Também, foi apresentado pelo anfitrião um colóquio sobre “Os Desafios da Liderança Militar em Tempos de Pandemia”, por parte do Major-General João Jorge Botelho Vieira Borges, do Exército da República Portuguesa.

Ainda, essa jornada foi dedicada a deliberações, destacando-se a confirmação das sedes das próximas edições da Conferência, no Peru e no Brasil, em 2021 e 2022, respectivamente, anos em que os respectivos países comemoram o bicentenário de suas independências.

Coube ao Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior, Subcomandante da ESG, no encerramento oficial da Conferência, agradecer ao anfitrião, em nome do Comandante, pela excelência da organização do evento e apresentar as despedidas da ESG aos participantes.

 

Livro “Liderança Militar”

 

 

FLAGRANTES DO EVENTO NA ESG

registrado em: